Zouk Passion | O que é Zouk - Zouk Passion

Zouk Passion
Zouk Passion
Ir para o conteúdo
SERVIÇOS

UM POUCO SOBRE O ZOUK

No final da década de 80 do século XX, as pistas de dança foram invadidas por um novo ritmo que assim como o maxixe mexeu com a moral da época: a Lambada. Esta dança explodiu no verão europeu de 1989. A música "Llorando Se Fue" era um sucesso total, ocupando o primeiro lugar em várias paradas de sucesso em diversos países. Mesmo desaparecendo das listas de sucesso, a Lambada como dança, continua em destaque na Bahia, onde independente da moda, permanece sendo dançada nas areias de Porto Seguro dividindo espaço com o Axé Music.

A Lambada como música saiu de moda cedendo lugar para outros ritmos latinos, mas a vontade de dançar de muitos simpatizantes daquele ritmo não. "Enquanto o Lambadeiro viver a Lambada jamais morrerá".

Atualmente, temos a Lambada sendo dançada ao som do Zouk, ritmo este originário da Martinica e Guadalupe, cantado na sua maioria em creòle, dialeto francês, este ritmo é o que mais se aproxima da nossa Lambada, posto que esta última sofreu influências do Zouk em sua formação. Desde a época que estourou a Lambada, o Zouk já era executado em vários países da Europa e América Central. É um ritmo realmente fascinante, sua cadência enseja muito romantismo, principalmente quando se trata do Zouk Love. O próprio nome já diz tudo: É uma verdadeira "Festa do Amor”, é puro romantismo para nenhum Latin Lover botar defeito. A lascívia da Lambada cedeu lugar para a sensualidade refinada do Zouk. Na Martinica, assim como em Guadeloupe foi criado para este ritmo uma dança.

No Brasil, primeiro chegou a música e a tradução em termos de movimento ficou a cargo dos dançarinos que viram no Zouk uma possibilidade de manter a nossa Lambada viva. Por sua estrutura melódica e harmônica diferenciada, a Lambada de outrora sofreu alterações incorporando novos passos, formas e dinâmicas diferentes. Surge então o movimento Zouk no Brasil. Muito forte em São Paulo, hoje em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e ganhando força novamente em Porto Seguro.

O Zouk - que significa "Festa" - é uma dança praticada no Caribe, principalmente nas ilhas de Guadalupe, Martinica e San Francisco, todas de colonização Francesa. Já o Zouk praticado no Brasil difere daquele que se vê no Caribe, assim como da própria Lambada, pois entre nós sofreu influência de outras formas de dança. O Zouk é dançado com movimentos contínuos, que resultam num passeio em liberdade melódica, com respiração nas pausas. Sua musicalidade e ritmo ensejam o romantismo e a amizade, fortalecendo um dos mais gratificantes prazeres da vida, que é dançar."

Veja abaixo um vídeo produzido por Israel Szerman, professor, DJ e grande incentivador do Zouk em Brasília.


Zouk, nosso único remédio - Israel Szerman
Zouk Passion
Zouk Passion
Apoiadores Zouk Passion
Zouk Passion
Copyright2.018 ZOUK PASSION - Todos os direitos reservados
Newsletter Zouk Passion
Contato Zouk Passion
Instagram Zouk Passion
Pinterest Zouk Passion
Facebook Zouk Passion
Twitter Zouk Passion
YouTube Zouk Passion
Google Plus Zouk Passion
Privacy Policy
Voltar para o conteúdo